Melatonina / Melatonin

Atualizado: 29 de jan.






Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é produzida naturalmente em nosso organismo e controlada pelo relógio circadiano, localizado no hipotálamo cerebral e regulada pela luz ambiental, tem seu pico elevado durante à noite. Para que sua produção não seja comprometida é preciso que o ambiente onde se dorme, seja completamente escuro sem interferências de luzes externas ou de aparelhos eletrônicos, caso contrário ela pode ser afetada e isso causará prejuízos às atividades metabólicas como sono, fome e humor além da produção de demais hormônios ligados à ela.

Mas ela não tem indicação para quem tem dificuldade em dormir ou pegar no sono, a função dela é melhorar a qualidade desse sono e não fazer dormir. Sabe aquela vontade de ficar mais um minutinhos na cama e não querer levantar ou acordar cansada e desanimada, ou ainda despertar diversas vezes durante a noite, mesmo que seja para ir ao banheiro? Pode ser um indício de que a qualidade do sono não está legal e possivelmente pela deficiência na produção desse hormônio.

A melatonina é inibidora endógena e reduz a influência do estrogênio no organismo, tem efeito protetor inibindo também a atividade da enzima que eu chamo de vilã na endometriose, a aromatase e por ser antiinflamatório natural, analgésico e anti-oxidante, ela foi foco de alguns estudos que avaliaram seus efeitos a princípio em ratas, um no ano de 2008, outro em 2010 e mais um em 2012 constataram a diminuição de focos e lesões de endometriose, mas ainda era preciso estudar em humanos e em 2013 um estudo brasileiro fez isso e mostrou que em meio à quarenta mulheres que suplementaram 10mg por dia durante oito semanas, foi possível constatar a diminuição significativa das dores no período menstrual, diminuindo a necessidade de uso de analgésicos sintéticos em 80% outros estudos seguiram com ratas em 2015 comprovando a eficácia do tratamento.

Mas alguns médicos relutam em sua prescrição porque a liberação para comercialização em nosso país é algo recente e a dosagem varia entre os estudos em um consenso que parte de 0,2mg à 5mg por dia para quem tem problemas no ciclo chamado de sono-vigília, chegando à 10mg no tratamento complementar da endometriose.

Mas como todos os outros hormônios, é preciso haver equilíbrio, pois não só a falta dele como o excesso, podem ser prejudiciais, portanto não chute o pau da barraca e não suplemente sem saber se realmente há necessidade disso, procure um médico que exerça de preferência a medicina funcional integrativa para te acompanhar e auxiliar.

Lembrando que em sua grande maioria, a única coisa que precisa ser feita para estimular a produção natural e adequada desse hormônio do bem é: apagar as luzes, colocar uma boa cortina escura no quarto, excluir os aparelhos eletrônicos do ambiente para ter uma boa noite de um sono reparador que produzirá a melatonina na mediada certa e que também não adianta nada suplementar e dormir na claridade da janela, ou com o celular do lado, muito menos com uma televisão no quarto.

Todos nós, precisamos sim, ter em média oito horas bem dormidas, de sono com qualidade, sem interferência alguma, para acordar com disposição e muita gratidão!

08/07/2019
​Ariane Steffen

Known as the sleep hormone, melatonin is produced naturally in our body and controlled by the circadian clock, located in the brain’s hypothalamus and regulated by ambient light, peaks at night. So that your production is not compromised it is necessary that the environment where you sleep is completely dark, without interference from external lights or electronic devices, otherwise it can be affected and this will cause damage to metabolic activities such as sleep, hunger and mood in addition to production of other hormones linked to it.

But she has no indication for those who have difficulty sleeping or falling asleep, her role is to improve the quality of that sleep and not make you sleep. You know that urge to stay in bed for a few more minutes and not want to get up of wake up tired and discourages, or even wake up several timer during the knight, even if it is to go to the bathroom? It may be an indication that the quality of sleep is not good and possibly due to the deficiency in the production of this hormone.

Melatonin is an endogenous inhibitor and reduces the influence of estrogen in the body, it has a protective effect also inhibiting the activity of the enzyme that I call villain in endometriosis, aromatase, and because it is a natural anti-inflammatory, analgesic and anti-oxidant, it was the focus of some studies that evaluated its effects at first is rats, one in 2008, another in 2010 and yet another in 2012 found a decrease in foci and lesions of endometriosis, but it was still necessary to study in humans and in 2013 a Brazilian study did that and showed that among forty women who supplemented 10mg per day for eight weeks, it was possible to see a significant decrease in pain during periods, reducing the need to use synthetic analgesic in 80% other studies followed with rats in 2015 proving the effectiveness of treatment.

But some doctors are reluctant in their prescription because the release for commercialization in our country is something recent and the dosage varies between studies in a consensus that starts from 0.2mg to 5mg per day for those who have problems in the cycle called sleep-wake, reaching 10mg in the complementary treatment of endometriosis.

But like all other hormones, there needs to be a balance, because not only the lack of it, but the excess, can be harmful, so do not kick the stick of the tent and do not supplement without knowing if there is a real need for it, look for who exercises preferably integrative functional medicine to accompany and assist you.

Remembering that the vast majority, the only thing that needs to be done to stimulate the natural and adequate production of this good hormone is: turn off the lights, put a good dark curtain in the room, exclude the electronic devices from the environment to have a good night of restful sleep that will produce melatonin in the right way and that there is no use in supplementing it and sleeping in the brightness of the window, or with your cell phone on the side, much less with a television in the room.

All of us, yes, we need, on average, eight hours well slept, quality sleep, without any interference, to wake up with disposition and much gratitude!

Tradução Pietra Steffen
13/04/2020
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