Glutamina / Glutamine

Atualizado: 29 de jan.






É um aminoácido componente da proteína do ser vivo. Muito usada por atletas para reparar a musculatura, beneficiando o transporte de nitrogênio para o ganho de massa magra, a falta de glutamina aumenta a produção de cortisol, fazendo com que o corpo entre em catabolismo, causando fadigas e desacelerando dos resultados. Auxilia no desequilíbrio hormonal causado pelo desgaste de treinos excessivos, beneficiando o estado de humor.

Estudos comprovam que ela pode contribuir para uma melhor eficiência na função mental, capaz de estimular a produção de neurotransmissores que foram reduzidos por problemas de alcoolismo.

Utilizada como fonte de energia do sistema imunológico, favorece a produção de glutationa, que é um anti-oxidante poderoso para o corpo evitando a oxidação de tecidos e colaborando para a desintoxicação de substâncias, indicada portanto, para pacientes com CÂNCER e HIV que sofrem uma queda brusca no sistema imune.

Indicada para quem tem a síndrome do intestino irritável, doença de crohn, colite e portadoras de endometriose com problemas intestinais, por contribuir numa melhora do funcionamento, restabelecendo o equilíbrio, ajudando na absorção dos nutrientes oferecidos na alimentação, então não adianta usar glutamina e só comer porcaria. Ela ajuda a regular a flora intestinal e protege as paredes do intestino prevenindo a deterioração do mesmo, normalizando a permeabilidade e integridade dele.

A glutamina também ajuda a manter os níveis do PH sanguíneo adequado para que todos os nossos órgãos funcionem de maneira correta.

Mas antes de consumir e saber se é apropriado o consumo no seu caso, consulte profissional, pois tem algumas restrições e a dose DIÁRIA recomendada para ATLETAS é no máximo 20gr, divido em porções durante o dia, para uso APENAS como suplementação, no caso de problemas no intestino é no máximo de 5gr, eu por exemplo, tomo só 3gr por dia!

Alimentos ricos em glutamina são: carnes, peixes, ovos, iogurte, leite fresco, queijo, feijão, favas, ervilhas, repolho, beterraba, espinafre, couve, salsa, porém a concentração é muito pequena, por isso as vezes é necessário suplementar.
27/09/2017
Ariane Steffen

It is an amino acid component of the protein of living beings. Widely used by athletes to repair muscles, benefiting the transport of nitrogen to gain lean mass, the lack of glutamine increases the production of cortisol, causing the body to enter catabolism, causing fatigue and slowing down the results. Helps in hormonal imbalance caused by the wear and tear of excessive training, benefiting the mood.

Studies show that it can contribute to a better efficiency in mental function, capable of stimulating the production of neurotransmitters that have been reduced by alcoholism problems.

Used as an energy source for the immune system, it favors the production of glutathione, which is a powerful anti-oxidant for the body, preventing the oxidation of tissues and contributing to the detoxification of substances, therefore indicated for patients with CANCER and HIV who suffer from sudden drop in the immune system.

Indicated for those who have irritable bowel syndrome, crohn's disease, colitis and endometriosis patients with intestinal problems, for contributing to an improvement in functioning, restoring balance, helping in the absorption of nutrients offered in the diet, so there is no use using glutamine and only eat crap. It helps to regulate the intestinal flora and protects the intestinal walls by preventing its deterioration, normalizing its permeability and integrity.

Glutamine also helps to maintain adequate blood pH levels for all of our organs to function properly.

But before consuming and knowing if the consume is appropriate in you case, consult a professional, since there are some restrictions and the DAILY dose for ATHLETES is a maximum of 20gr, divided into portions during the day , for use ONLY as supplementation, in the case of problems in the intestine it is at most 5gr, I for example, take only 3gr per day!

Foods rich in glutamine are: meats, fish, eggs, yogurt, fresh milk, cheese, beans, broad beans, peas, cabbage, beets, spinach, cabbage, parsley, but the concentration is very small, so it is sometimes necessary to supplement.

Tradução Pietra Steffen
05/21/2020
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