Farinhas / Flours

Atualizado: 29 de jan.






Conforme prometido, vamos nos familiarizar com a "queridinha" farinha em suas diversas fontes, mas vale lembrar que, o Índice Glicêmico se refere a qualidade do carboidrato ingerido, medindo a velocidade de absorção do açúcar e sua chegada na corrente sanguínea, já a Carga Glicêmica indica a qualidade e a quantidade de carboidrato consumido, portanto a Carga é muito mais importante que o Índice.

Farinha de arroz muito usada por celíacos por não conter glúten, porém tem um baixo valor nutritivo e alto índice glicêmico, pode ser usada para fazer bolos, tortas, pães.

Farinha de côco rica em fibras e nutrientes, baixo índice glicêmico e a melhor opção para substituir qualquer farinha para fazer qualquer receita.

Farinha de sorgo é anti oxidante, protéica, rica em flavonoides e tanino, tem baixo índice glicêmico e não contém glúten, ótima para bolos e tortas.

Farinha de amaranto tem baixo índice glicêmico, ótima para ganho de massa muscular por ser fonte de proteína vegetal, ótima para bolos não contém glúten.

Farinha de amêndoas de zero carboidrato, considerada uma excelente gordura, fonte de proteínas e minerais importantes como o magnésio, ótima para fazer bolos e pão.

Farinha de gergelim rica em cálcio, contém gordura boa, baixo índice glicêmico, ótima para preparações salgadas como panquecas.

Farinha de quinoa é tão completa que chega a ser comparada com o leite materno, rica em fibras, minerais e proteína, tem baixo índice glicêmico, pode ser acrescida em qualquer receita, porém uma quantidade de carboidratos alta.

Farinha de linhaça, não contém glúten, rica em ômega 3, cálcio e minerais, antioxidante, baixo índice glicêmico, mas cuidado com o armazenamento pois oxida rápido, cerca de três dias e aí o sabor amarga.

Farinha de chia é rica em fibras, ótima para substituir a de arroz e tem índice glicêmico baixo.

Farinha de mandioca rica em minerais e amido também o que faz ela ter um alto teor calórico, tem índice glicêmico alto e popularmente usada para fazer farofa.

Farinha de maracujá contém pectina, rica em fibras solúveis, baixo índice glicêmico e sabor marcante, por isso não dá para usar em qualquer receita.

Farinha de berinjela é rica em fibras solúveis, contém pectina, baixo índice glicêmico, boa para receitas diversas.

Farinha de banana verde, rica em fibras com ação prebiotica, excelentes para a microbiota intestinal e de baixo Índice glicêmico.

Farelo de aveia é rico em fibras e minerais como o picolinato de cromo, sendo ótimo para diabéticos, apesar de ter um baixo índice glicêmico, normalmente contém glúten por contaminação, mas tem mais proteína que a de arroz e pela quantidade aumentada de amido, é ótimo para fazer bolos pelo carboidrato de boa qualidade. Cuidado com a quantidade de ácido fitico, um potente fator anti nutricional.

Fubá tem baixo índice glicêmico e pode ser incluída em qualquer receita de pães, bolos, tortas e polenta.

Polvilhos, o doce dá a “liga” para pães com mais elasticidade, é a parte seca e moída da mandioca, enquanto o azedo é fermentado antes, de índice glicêmico médio podem ser acrescidos em qualquer receita.

Fécula de batata não tem glúten e sua textura é bem próxima a da farinha de trigo, por isso muito usada para substituí-la, porém tem índice glicêmico alto.

Farinha de teff é protéica de origem etíope, não contém glúten e é ótima para substituir a farinha de trigo índice glicêmico a confirmar.

Farinha de grão-de-bico com sabor bem marcante também, é rica em proteínas, mas pode conter soja e tem índice glicêmico de baixo para médio.

Farinha de feijão branco de sabor adocicado, altamente protéica, ajuda a reduzir absorção de carboidratos, consumidos junto, boa para fazer panquecas e índice glicêmico a confirmar.

Amido de milho para receitas mais crocantes, formando uma casquinha como no pão francês, bases de tortas, biscoitos, com fubá faz a broa de milho e tem seu índice glicêmico elevado.

Levedura nutricional é ideal para fazer empanados, além de ser rica em complexo B, tem sabor semelhante a um queijo forte, ótima para usar diariamente como suplementação, contém em sua composição um mix de oleaginosas.

Toda farinha funcional e integral contém fibras, o indicado é consumir duas colheres de sopa por dia, mas para isso é necessário aumentar o consumo de água para não haver constipação e o intestino funcionar bem, para saber o quanto precisamos ingerir de água diariamente, basta multiplicar o seu peso corporal atual por trinta e cinco e o resultado final é a quantidade em litros de água que devemos ingerir por dia! (Essa conta é indicada para adultos de dezenove à cinquenta e nove anos)

Algumas farinhas-secas tem um alto custo, mas podemos comprar os grãos e produtos “in natura” para fazermos as farinhas em casa mesmo, não tem segredo. Outra opção é escolher as que mais te agrada, pela textura, sabor, especificações e fazer um mix delas, misturar de três à cinco no máximo em um único pote para ir usando como quiser, vai testando até chegar no seu próprio mix e borá lá para a cozinha.

​Para elaborar um cardápio nutritivo de acordo com suas necessidades individuais, consulte um Nutricionista de preferência funcional.

29/04/2019
​Ariane Steffen com a colaboração do Nutri Felipe Rossini

As promised, we will familiarize ourselves with the "darling" flour in its various sources, but it is worth remembering that the Glycemic Index refers to the quality of the carbohydrate ingested, measuring the speed of absorption of sugar and its arrival in the bloodstream, already the Load Glycemic indicates the quality and quantity of carbohydrate consumed, so the Load is much more important than the Index.

Rice flour widely used by celiac for not containing gluten, but it has a low nutritional value and a high glycemic index, it can be used to make cakes, pies, breads.

Coconut flour rich in fiber and nutrients, low glycemic index and the best option to replace any flour to make any recipe.

Sorghum flour is anti-oxidant, protein, rich in flavonoids and tannins, has a low glycemic index and contains no gluten, great for cakes and pies.

Amaranth flour has a low glycemic index, great for gaining muscle mass as it is a source of vegetable protein, great for cakes does not contain gluten.

Zero carbohydrate almond flour, considered an excellent fat, source of proteins and important minerals such as magnesium, great for making cakes and bread.

Sesame flour rich in calcium, contains good fat, low glycemic index, great for savory preparations like pancakes.

Quinoa flour is so complete that it can be compared to breast milk, rich in fiber, minerals and protein, has a low glycemic index, can be added to any recipe, but a high amount of carbohydrates.

Flaxseed flour, does not contain gluten, rich in omega 3, calcium and minerals, antioxidant, low glycemic index, but be careful with storage as it oxidizes fast, about three days and then the bitter taste.

Chia flour is rich in fiber, great to replace rice flour and has a low glycemic index.

Cassava flour rich in minerals and starch also makes it high in calories, has a high glycemic index and is popularly used to make flour.

Passion fruit flour contains pectin, rich in soluble fibers, low glycemic index and remarkable flavor, so it cannot be used in any recipe.

Eggplant flour is rich in soluble fiber, contains pectin, low glycemic index, good for various recipes.

Green banana flour, rich in fibers with prebiotic action, excellent for the intestinal microbiota and low glycemic index.

Oat bran is rich in fibers and minerals such as chromium picolinate, being great for diabetics, despite having a low glycemic index, it usually contains gluten due to contamination, but it has more protein than rice and due to the increased amount of starch, it is great for making good quality carbohydrate cakes. Be careful with the amount of phytic acid, a potent anti-nutritional factor.

Cornmeal has a low glycemic index and can be included in any recipe for breads, cakes, pies and polenta.

Polvilhos, the sweet gives the "alloy" to breads with more elasticity, it is the dry and ground part of the cassava, while the sour is fermented before, of average glycemic index can be added in any recipe.

Potato starch has no gluten and its texture is very close to that of wheat flour, which is why it is widely used to replace it, but it has a high glycemic index.

Teff flour is protein from Ethiopian origin, does not contain gluten and is great to replace the wheat flour glycemic index to be confirmed.

Chickpea flour with a very striking flavor too, is rich in protein, but can contain soy and has a low to medium glycemic index.

White bean flour with a sweet taste, highly protein, helps to reduce the absorption of carbohydrates, consumed together, good for making pancakes and glycemic index to be confirmed.

Corn starch for more crunchy recipes, forming a cone as in French bread, pie bases, cookies, with cornmeal makes corn bread and has a high glycemic index.

Nutritional yeast is ideal for making breaded, in addition to being rich in B complex, it tastes similar to a strong cheese, great for daily use as a supplement, contains in its composition a mix of oilseeds.

All functional and whole flour contains fiber, it is recommended to consume two tablespoons per day, but for this it is necessary to increase the consumption of water so that there is no constipation and the intestine works well, to know how much water we need to eat daily, just multiply your current body weight by thirty-five and the end result is the amount in liters of water that we should be drinking each day! (This account is suitable for adults aged nineteen to fifty-nine)
Some dry flours have a high cost, but we can buy grains and products "in natura" to make flours at home, there is no secret. Another option is to choose the ones you like best, for the texture, flavor, specifications and mix them up, mix from three to five at the most in a single pot to use as you like, testing until you get to your own mix and let´s go to the kitchen. To prepare a nutritious menu according to your individual needs, consult a Nutritionist with functional preference.

Tradução Pietra Steffen
06/21/2020
38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo