Dieta para distensão abdominal - FODMAP / Diet for abdominal distension - FODMAP

Atualizado: 29 de jan.






Atenção você Endometriaca que tem DISTENSÃO ABDOMINAL e sua barriga já foi até confundida com a de uma gravidez, "PRESTENÇÃO" aqui, não é uma dieta ETERNA, é apenas uma restrição TEMPORÁRIA.

Desenvolvida por pesquisadores na Austrália, o Fermentable Oligosaccharides Dissacharides Monosaccharides And Polyols, abreviando = FODMAP, teve sua primeira publicação em 2005 e que resumindo são: carboidratos mau absorvidos pelo intestino delgado que causam desconforto digestivo. Restringindo a curto prazo esses alimentos fermentáveis que são carboidratos de cadeia curta, nosso organismo é capaz de mudar a microbiota e equilibrar a população de bactérias boas e ruins do intestino, melhorando distúrbios intestinais como: gases, disbiose, constipação, diarreias, enfim. Um estudo publicado em 2017, relacionou pacientes com endometriose e frequente diagnóstico da síndrome do intestino irritável, mostrando que a Low FODMAP diet é efetiva e a melhora no quadro é bem expressiva. Depois de um prazo máximo de sessenta dias, os alimentos proibidos APENAS NESSE PERÍODO, DEVEM ser reintroduzidos devagar, de forma isolada, ao longo de mais sessenta dias, para observar se não há alguma intolerância desses alimentos no organismo, o ideal é ter o acompanhamento de um ótimo nutricionista funcional além de observar as reações do organismo durante todo o período, o que proporciona um auto conhecimento bem interessante no plano alimentar. (Link do estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28303579 ) Para quem quiser conhecer a lista dos alimentos completa, tem um aplicativo para baixar que chama FODMAPs mesmo, com todos à serem eliminados, moderados e liberados durante esse período, mas para facilitar a vida, segue a lista resumida e adaptada, já sem aqueles alimentos que nós não podemos consumir na condição de Endometriaca na lista dos permitidos nessa dieta específica.

ELIMINAR: Maçã, Damasco, Amêndoas, Abacate, Amora, Alfarroba, Cereja, Figo, Suco de frutas, Lichia, Manga, Nectarina, Pêra, Melancia, Pêssego, Caqui, Romã, Ameixa, Tâmara, Uva passa, Aspargo, Alcachofra, Beterraba, Couve-flor, Couve de bruxelas, Chicória, Alho, Alho-poró, Ervilha, Cebola, Cogumelo, Picles, Pistache, Quiabo, Salsão, Cevada, Cuscuz, Húmus, Feijão, Centeio, Soja, Trigo, Milho, Cremes, Sorvete, Leite, Pudim, Quindim, Creme de leite, Iogurte, Soro de leite, Nata, Requeijão, Pasta de gergelim(Tahine), Coalhada, Queijo minas, Mozarela de búfala, Tremoço, Castanha de caju, Pistache, Carnes processadas, Carnes condimentadas, Ketchup, Maionese, Mostarda, Teriaki, Agave, Mel, Melado, Manitol, Xilitol, Sorbitol, Adoçante, Rum, Água de côco.

MODERAR: Tomate seco, Aipo, Repolho roxo e verde, Radicchio, Quiabo, Couve, Batata-doce, Cará, Inhame, Chuchu, Berinjela, Brócolis, Caviar, Lentilha, Trigo sarraceno, Grão de bico, Queijo de cabra, Parmesão, Provolone, Kefir, Linhaça, Avelã, Pimentão verde, Abobrinha, Acelga, Mandioca, Alcachofra, Amaranto, Chá preto, Côco e Leite dele, Crambery, Cream cheese, Flocos de milho e ele cozido, Folhas de alho-poró e funcho, Pesto, Nabo, Pães de fermentação natural e multi grãos sem glúten, Vinagre balsâmico e de maça.

LIBERADO: Abacaxi, Abóbora, Stevia, Agar Agar, Alcaparras, Alecrim, Alface, Amendoim, Amido de batata e milho, Arroz vermelho, Atum, Aveia sem glúten, Azeite extra virgem, Azeitonas, Açafrão, Açúcar de côco e mascavo, Banana da terra, imatura e seca, Barbecue, Batata, Macadâmia, Quinoa, Beterraba em conserva, Broto de feijão, Cacau em pó, Café, Camarão, Cana de açúcar, Canela, Carambola, Carne, Castanhas (exceto a de caju), Cebolinha, Cenoura, Chocolate amargo e 85% cacau, Cerveja, Chia, Chás branco, hortelã e verde, Clorofila, Coentro, Cominho, Champignon, Cordeiro, Couve e Couve rabano, Emmenthal, Erva-cidreira, Ervas e especiarias em geral, Espinafre, Spirulina, Estragão, Farinha de araruta, Banana verde, Teff, Levedura nutricional, Feno-grego, Framboesa, Frango, Fubá, Fécula de mandioca, Gelatina incolor, Goiaba, Gin, Goma de tapioca, Gorgonzola, Gouda, Hortelã, Iogurte de leite de côco, Kiwi, Laranja, Limão, Linhaça, Louro, Macarrão sem glúten, Maionese sem alho, Mamão, Manjericão, Manteiga, Maracujá, Melão, Mirtilo, Shoyu, Molho de tomate agridoce e picante, Morango, Alga(Nori), Noz-moscada, Ovos, Missô, Wassabi, Peixes, Pepino, Peru, Pimenta preta, vermelha e chilli verde, Pimentão vermelho, Pipoca, Pitaya, Polenta, Polentina, Porco, Páprica, Pão sem trigo e sem glúten, Queijos curados, Rabanete, Gengibre, Rúcula, Salsinha, Sardinha, Gergelim, Semente de girassol, Tofu(firme e drenado), Uva, Vinho, Óleo de abacate, amendoim e gergelim.

OBS: LEMBRANDO QUE OS ALIMENTOS CONTIDOS NESSA LISTAGEM, NADA TEM A VER COM AS LISTAS ANTERIORES AQUI PUBLICADAS, SÃO PROTOCOLOS DIFERENTES, LEIAM COM ATENÇÃO PARA ENTENDER A FINALIDADE DE CADA UM E USUFRUAM DE TODA INFORMAÇÃO COM MUITA SABEDORIA!
01/04/2019
Ariane Steffen

Attention you Endometriac who has ABDOMINAL DISTENSION and your belly has already been confused with that of a pregnant woman, pay attention here, it is not an ETERNAL diet, it is just a TEMPORARY restriction.

Developed by researchers in Australia, Fermentable Oligosaccharides Dissacharides Monosaccharides and Polyols, abbreviated = FODMAP, had its first publication in 2005 and that in summary are: carbohydrates badly absorbed by the small intestine that cause digestive discomfort. By restricting in the short term these fermentable foods that are short chain carbohydrates, our body is able to change the microbiota and balance the population of good and bad bacteria in the intestine, improving intestinal disorders such as: gas, dysbiosis, constipation, diarrhea, in short. A study published in 2017, related patients with endometriosis and frequent diagnosis of irritable bowel syndrome, showing that the Low FODMAP diet is effective and the improvement in the condition is quite expressive. After a maximum period of sixty days, banned foods ONLY IN THIS PERIOD, MUST be reintroduced slowly, in isolation, over another sixty days, to see if there is any intolerance of these foods in the body, the ideal is to be monitored of a great functional nutritionist in addition to observing the reactions of the organism throughout the period, which provides a very interesting self-knowledge in the diet plan. (Study link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28303579) For those who want to know the complete list of foods, there is a downloadable app that calls FODMAPs, with everyone to be eliminated, moderated and released during this period, but to make life easier, follow the short list and adapted, already without those foods that we cannot consume in the condition of Endometriac on the list of those allowed on that specific diet.

ELIMINATE: Apple, Apricot, Almonds, Avocado, Blackberry, Carob, Cherry, Fig, Fruit Juice, Lychee, Mango, Nectarine, Pear, Watermelon, Peach, Persimmon, Plum, Date, Raisin, Asparagus, Artichoke, Beetroot , Cauliflower, Brussels sprouts, Chicory, Garlic, Leek, Pea, Onion, Mushroom, Pickle, Pistachio, Okra, Celery, Barley, Couscous, Humus, Beans, Rye, Soy, Wheat, Corn, Creams, Ice cream , Milk, Pudding, Quindin, Sour cream, Yogurt, Whey, Cream, Curd, Sesame paste (Tahini), Curd, Minas cheese, Buffalo mozzarella, Lupine, Cashews, Pistachios, Processed meats, Spiced meats , Ketchup, Mayonnaise, Mustard, Teriaki, Agave, Honey, Luscious, Mannitol, Xylitol, Sorbitol, Sweetener, Rum, Coconut water.

MODERATE: Sun-dried tomatoes, Celery, Red and green cabbage, Radicchio, Okra, Cabbage, Sweet potatoes, Cara, Yam, Chuchu, Eggplant, Broccoli, Caviar, Lentil, Buckwheat, Chickpeas, Goat cheese, Parmesan, Provolone , Kefir, flaxseed, hazelnut, green pepper, zucchini, chard, cassava, artichoke, amaranth, black tea, coconut and milk, cranberry, cream cheese, corn flakes and it cooked, leek and fennel leaves, pesto, Turnip, Naturally fermented and multigrain breads without gluten, Balsamic and apple vinegar.
RELEASED: Pineapple, Pumpkin, Stevia, Agar Agar, Capers, Rosemary, Lettuce, Peanuts, Potato and corn starch, Red rice, Tuna, Gluten-free oats, Extra virgin olive oil, Olives, Saffron, Coconut and brown sugar, Banana da earth, immature and dry, Barbecue, Potato, Macadamia, Quinoa, Pickled beet, Bean sprouts, Cocoa powder, Coffee, Shrimp, Sugar cane, Cinnamon, Carambola, Meat, Chestnuts (except cashew), Chives, Carrot, Dark chocolate and 85% cocoa, Beer, Chia, White, mint and green teas, Chlorophyll, Coriander, Cumin, Champignon, Lamb, Kale and Kale, Emmenthal, Lemongrass, Herbs and spices in general, Spinach, Spirulina, Tarragon, Arrowroot flour, Green banana, Teff, Nutritional yeast, Fenugreek, Raspberry, Chicken, Cornmeal, Cassava starch, Colorless gelatin, Guava, Gin, Tapioca gum, Gorgonzola, Gouda, Mint, Milk yogurt coconut, kiwi, orange, lemon, flaxseed, bay leaf, gluten-free pasta, garlic-free mayonnaise, papaya, basil , Butter, Passion fruit, Melon, Blueberry, Shoyu, Sweet and spicy tomato sauce,
Strawberry, Seaweed (Nori), Nutmeg, Eggs, Miso, Wassabi, Fish, Cucumber, Turkey, Black, red and green chilli, Pepper red, Popcorn, Pitaya, Polenta, Polentina, Pork, Paprika, Bread without wheat and gluten, Cured cheeses, Radish, Ginger, Arugula, Parsley, Sardines, Sesame, Sunflower seed, Tofu (firm and drained), Grape, Wine , Avocado oil, peanuts and sesame.

NOTE: REMEMBERING THAT THE FOODS CONTAINED IN THIS LISTING, NOTHING HAS TO DO WITH THE PREVIOUS LISTS PUBLISHED HEREIN, ARE DIFFERENT PROTOCOLS, READ CAREFULLY TO UNDERSTAND THE PURPOSE OF EACH ONE AND USING ALL INFORMATION WITH A LOT OF WISE!

Tradução Pietra Steffen
​07/28/2020
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