Além da ginecologia / Beyond gynecology

Atualizado: 29 de jan.






Médicos, Doutores, Profissionais e suas especialidades, entenda e saiba que a endometriose entre outros problemas do sistema reprodutor feminino vai muito além da ginecologia:

Ginecologista, o famoso GO, é responsável pela manutenção da saúde da mulher, especialista que realiza os exames preventivos e tratamento das patologias ligadas ao aparelho reprodutivo, ok endometriose se enquadra aqui, então é preciso nomear um para acompanhamento periódico, existe o GO que é só clínico, o GO obstetra, o GO cirúrgico também e o tudo junto e misturado.

Proctologista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e infecções que ocorrem no sistema digestivo, que engloba o cólon, o reto e o ânus, ou seja, o intestino. O primeiro órgão depois dos reprodutores, que a endometriose afeta é o intestino, portanto é importante que seu GO indique um do conhecimento dele para se comunicar na mesma linguagem.

Mas, nem todo proctologista entende de endometriose, assim como, nem todo ginecologista é especialista em endometriose, isso é fato, porém, deve existir uma ligação entre os dois e aliar um tratamento ao outro, principalmente quando o caso é cirúrgico, essa dupla de especialistas devem estar presentes ao mesmo tempo!

Nutricionista é um profissional que se dedica ao estudo da alimentação e trabalha diretamente com a relação do indivíduo com o alimento, tratando e prevenindo doenças através de mudanças em nossos hábitos alimentares, eles podem ser esportivos, clínicos, especialistas em obesidade, etc.

Nutrólogos são médicos com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo e podem prescrever suplementação, modulação hormonal que vai além dos nutricionistas que tem limitações e não podem fazer determinadas prescrições, por isso um bom nutrólogo sempre trabalha em parceria com um bom nutricionista, já um simples nutricionista nem sempre indica além de uma dieta pronta, cuidado com esses.

Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas que são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios e visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo nesse sentido, mas infelizmente a maioria segue a medicina tradicional com prescrição de fármacos que imitam hormônios, à qual chamam de reposição hormonal que é diferente da modulação hormonal, onde essa sim é natural, só precisa encontrar um endocrino que siga essa linha.

Nem todo endocrinologista entende da área hormonal afetada pela endometriose, mas todo BOM nutricionista sabe o que é uma dieta anti-inflamatória e todo nutrólogo sabe o que é preciso para restabelecer individualmente o equilíbrio do organismo de cada paciente, por exemplo, cada um segue uma linha, a qual acredita, mediante à todos os anos de estudos por qual passaram e nós precisamos encontrar o que melhor nos convém!

Ortomolecular foi proposta em 1968 por Linus Pauling a incluir esse tema na medicina, "Medicina Ortomolecular”, também chamado nutrição ideal, que tem como base, restabelecer o equilíbrio químico do organismo e aperfeiçoar ao máximo a função fisiológica, restaurando os níveis ideais de vitaminas, minerais, hormônios, etc. Ou seja, engloba seu organismo como um todo, tratando assim a causa do problema que possa ter e não abafando o caso com remédios temporários. Normalmente são médicos e particulares que seguem essa linha, mas qualquer profissional da área da saúde que atuam com terapias complementares podem se especializar, por isso é possível encontrar nutricionistas que atendem dessa forma sem a parte hormonal.

Homeopatia foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C.. De acordo com esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, o que causa mal a alguém saudável pode curar alguém doente, o “veneno que em doses homeopáticas cura”. A grande vantagem da homeopatia é que ela trata a causa dos sintomas mantendo o organismo sempre com sua imunidade ativa e é livre de efeitos colaterais, só médicos, veterinários, odontologistas e farmacêuticos podem fazer especialização nessa área.

Essas duas últimas especialidades e a nutrologia na minha opinião, são formas saudáveis de se tratar em termos de qualidade de vida, pode escolher uma das três opções ou aliar todas elas se quiser, mas claro, que como todas as outras especialidades, requer todo um acompanhamento clínico necessário, com exames frequentes adequados a cada caso.

Medicina Convencional atua nos sintomas do problema, na maioria dos casos ela não leva em conta a composição genética única de cada indivíduo ou fatores, tais como exposições ambientais com as toxinas e os aspectos do estilo de vida de hoje, que têm uma influência direta sobre o aumento das doenças crônicas na sociedade ocidental moderna, a maioria dos médicos não é adequadamente treinada para avaliar as causas "subjacentes" de doenças crônicas e complexas, bem como aplicar estratégias de nutrição, dieta e exercícios para tratar e prevenir essas doenças em seus pacientes.

Medicina Funcional é o futuro da medicina convencional, que já está disponível, busca identificar e combater as causas profundas da doença, e vê o corpo como um sistema integrado, e não uma coleção de órgãos independentes dividida por especialidades médicas, ela envolve compreender as origens, prevenção e tratamento das doenças complexas e crônicas, tratando o organismo como um todo e qualquer médico pode ampliar seus conhecimentos para exercer, basta querer.

Medicina Natural engloba uma infinidade de possibilidades conhecidas como terapias complementares como a fitoterapia, ginecologia natural feita com ervas medicinais disponíveis na natureza e não farmacológicas. São práticas integrativas, exercidas por terapeutas capacitados e não necessariamente médicos.

O que mais vejo são comentários do tipo: "meu médico não me falou nada de dieta" - "meu médico falou que eu não posso menstruar" - "meu médico não me orientou nada sobre suplementar" - "meu médico blá blá blá blá blá blá" exatamente porque seu médico é Convencional e é isso que eles fazem, tratam os sintomas com remédinho que tampa o sol com a peneira, então se realmente o objetivo é ficar bem, cortar o mal pela raíz e se curar de verdade, vá além e busque um médico que exerça a medicina Funcional para que realmente o seu problema seja tratado lá na causa, são poucos os médicos que "saíram da caixinha" para ampliar seus conhecimentos, mas eles existem, não desista de procurar, porque vale muito a pena, é a sua vida!
Não se esquecendo que Dentistas são Doutores que podem integrar a saúde bucal ao nosso organismo relacionada à parte óssea também o que incluí hormônios, além da odontologia biológica que tem uma abordagem bem interessante e explica a relação dente X meridianos do nosso corpo, já ouviu falar que nossa saúde começa pela boca, pois é verdade, não se trata só de alimentação, fica a dica.

25/01/2018
Ariane Steffen

Doctors, Professionals and their specialties, understand and know that endometriosis among other problems of the female reproductive system goes far beyond gynecology:

Gynecologist, the famous GO, is responsible for maintaining women's health, a specialist who performs preventive exams and treatment of pathologies linked to the reproductive system, ok endometriosis fits here, so you need to appoint one for periodic monitoring, there is the GO which is only clinical, GO obstetrician, surgical GO as well and everything together and mixed.

Proctologist is responsible for the diagnosis and treatment of diseases and infections that occur in the digestive system, which includes the colon, rectum and anus, that is, the intestine. The first organ after the breeders that endometriosis affects is the intestine, so it is important that your GO indicates one of his knowledge to communicate in the same language.

But, not every proctologist understands endometriosis, just like, not every gynecologist is an expert in endometriosis, that is a fact, however, there must be a connection between the two and combine one treatment with the other, especially when the case is surgical, this pair of experts must be present at the same time!

Nutritionist is a professional who is dedicated to the study of food and works directly with the individual's relationship with food, treating and preventing diseases through changes in our eating habits, they can be sports, clinicians, obesity specialists, etc.

Nutrologists are doctors specializing in diseases caused by inadequate nutrition, able to assess nutrient deficiencies in the body and can prescribe supplementation, hormonal modulation that goes beyond nutritionists who have limitations and cannot make certain prescriptions, so a good nutritionist always works in partnership with a good nutritionist, a simple nutritionist does not always indicate beyond a ready diet, be careful with these.

Endocrinologist is the doctor who takes care of the disorders of the endocrine glands, which are organs that secrete substances in the blood, known as hormones, and aims to recognize and treat problems with these hormones, helping to restore the body's balance in this sense, but unfortunately most follow traditional medicine with prescription of drugs that imitate hormones, which they call hormone replacement which is different from hormonal modulation, where this is natural, you just need to find an endocrine that follows this line.

Not every endocrinologist understands the hormonal area affected by endometriosis, but every GOOD nutritionist knows what an anti-inflammatory diet is and every nutrologist knows what it takes to reestablish the balance of each patient's body individually, for example, each follows a line, which you believe, through all the years of study you have gone through and we need to find what suits us best!

Orthomolecular was proposed in 1968 by Linus Pauling to include this topic in medicine, "Orthomolecular Medicine", also called ideal nutrition, which is based on restoring the body's chemical balance and perfecting the physiological function as much as possible, restoring the ideal levels of vitamins, minerals, hormones, etc. In other words, it encompasses your organism as a whole, thus treating the cause of the problem you may have and not covering the case with temporary remedies. Usually, doctors and private individuals follow this line, but any professional in the field health professionals who work with complementary therapies can specialize, so it is possible to find nutritionists who attend in this way without the hormonal part.

Homeopathy was created in 1796 by the German doctor Samuel Hahnemann, based on the Law of Similar, cited by Hippocrates in 450 BC. According to this law, similar are cured by similar ones, that is, what causes harm to a healthy person cure someone sick, the "poison that in homeopathic doses heals". The great advantage of homeopathy is that it treats the cause of the symptoms keeping the body always with its active immunity and is free of side effects, only doctors, veterinarians, dentists and pharmacists can specialize in this area.

These last two specialties and nutrology in my opinion, are healthy ways to treat yourself in terms of quality of life, you can choose one of the three options or combine them all if you want, but of course, like all other specialties, it requires a whole necessary clinical follow-up, with frequent examinations appropriate to each case.

Conventional medicine acts on the symptoms of the problem, in most cases it does not take into account the individual genetic makeup of each individual or factors, such as environmental exposures with toxins and aspects of today's lifestyle, which have a direct influence on the rise of chronic illnesses in modern western society, most doctors are not adequately trained to assess the "underlying" causes of chronic and complex illnesses, as well as apply nutrition, diet and exercise strategies to treat and prevent these illnesses in their patients.

Functional Medicine is the future of conventional medicine, which is already available, seeks to identify and combat the root causes of the disease, and sees the body as an integrated system, and not a collection of independent organs divided by medical specialties, it involves understanding the origins , prevention and treatment of complex and chronic diseases, treating the body as a whole and any doctor can expand his knowledge to exercise, if you want.

Natural Medicine encompasses a multitude of possibilities known as complementary therapies such as herbal medicine, natural gynecology made with medicinal herbs available in nature and non-pharmacological. These are integrative practices, performed by trained therapists and not necessarily doctors.

What I see most are comments like: "my doctor didn't say anything about diet" - "my doctor said I can't menstruate" - "my doctor didn't give me anything about supplementation" - "my doctor blah blah blah blah blah blah "exactly because your doctor is Conventional and that's what they do, they treat the symptoms with a medicine that covers the sun with a sieve, so if the goal is really to be well, cut the root disease and really heal, go beyond and look for a doctor who works in Functional medicine so that your problem is really treated there, there are few doctors who "left the box" to expand their knowledge, but they exist, do not give up looking, because it is very worthwhile, It's your life!

Not forgetting that Dentists are Doctors who can integrate oral health to our body related to the bone part, which also includes hormones, in addition to biological dentistry that has a very interesting approach and explains the relationship between tooth X meridians in our body, you have heard that our health starts with the mouth, because it's true, it's not just about food, here's the tip.

Tradução Pietra Steffen
04/17/2020
18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo